O filme definitivo do homem morcego?
Ao longo de diversas adaptações no cinema, entre todas as que o homem morcego, que moe na porrada os bandidos de Gotham, nenhuma se destacou tanto quanto O Cavaleiro das Trevas, dirigido por Christopher Nolan, um diretor que até então, era apenas um aspirante a grande cineasta, algo que ele já tinha provado em Batman Begins, onde o mesmo consegue contar uma nova origem para o morcegão, mesmo que o filme em si falte uma direção e roteiros melhores trabalhados, aqui ele apresenta o que seria um trabalho altamente revisado e estudado, aprendendo com o que nao funcionou no primeiro e evoluindo o que funcionou na película de 2004.
Respondendo a pergunta que fiz antes, o filme não é apenas o filme definitivo da história do Batman, mas é, em todos os sentidos, o filme definitivo do gênero de super herói, onde ele finalmente começa a ganhar ares de cinemão, saindo do nicho infanto juvenil que obras anteriores como XMEN e Homem Aranha tinham feito, tudo que vem depois deve muito esse filme (inclusive o universo cinematográfico da concorrência), que dá um toque "realista" ao super herói, nos fazendo imaginar, se de fato ele poderia existir nesse mundo, o próprio visual da cidade, que diferente dos quadrinhos, onde tudo parece gótico e sujo, aqui é basicamente a cidade de Chicago, com prédios modernos e construções reais.
Bruce Wayne (Christian Bale), após algum tempo na ativa como o vigilante mascarado vestido de morcego, precisa enfrentar duas frentes, a primeira externa, com a ameaça do sempre enigmático e sádico Coringa, vivido de forma espetacular por Heath Ledger, o ator australiano, que quando foi escolhido, foi colocado em duvida por boa parte dos fãs, aqui entrega o trabalho de sua vida (literalmente, pois o ator faleceu alguns meses antes do lançamento do filme, descanse em paz) todas as nuances e trejeitos do personagem são absurdos e brutais, é uma construção realmente ameaçadora, pois nunca se sabe o que o mesmo é capaz de fazer, mudando planos muitas vezes no meio do filme, de acordo com sua psique perturbada e caótica, sem dúvidas, um dos maiores antagonistas que o cinema já viu e uma da melhores performances de todos os tempos. A segunda frente que Bruce precisa enfrentar está na sua vida particular, seu lado playboy, pois Rachel (Maggie Gylenhal), seu caso de juventude, após descobrir que o mesmo é o Batman e vendo o tipo de vida destrutiva que levava, abandona-o de vez o até então amor de sua vida para ir aos braços do promotor de polícia Harvey Dent (Aaron Eckhart), talvez um dos policiais mais incorruptíveis retratados pelo cinema, o ator entrega um peso dramático e uma profundidade interessante ao personagem, que a cada ação, parece estar descendo cada vez mais para sua queda e corrupção moral, devido as circunstâncias.
O interessante do filme é como os dois conflitos do personagem vão se chocando, ao ponto de ficar irreconhecível o que é sua vida privada e sua carreira como vigilante, o Coringa, a cada vez mais vai forçando o personagem a tomar decisões mais difíceis, juntamente, por conta do que Alfred (Michael Cabe) fala para Bruce de uma história de um ladrão em Bruma, que era alguém que não procura algo lógico, apenas procurava causar o caos, essa é a tese do Coringa, que busca, além de um adversário para chamar de seu, corromper a população de Gotham com sua loucura e imprevisibilidade.
A trilha sonora de Hans Zimmer merece um destaque acertado aqui, pois é uma evolução de um trabalho feito no primeiro filme que não havia sido lapidado, assim como o excelente trabalho de todo o elenco de apoio do filme anterior, com destaque para Michael Cane, que serve como a bússola moral de Bruce Wayne e o Comissário Gordon, vivido pelo sempre ótimo em tela Gary Oldman (que está controlado aqui, diferente do "overacting" de seus mais famosos trabalhos).
Caveleiro das Trevas é uma obra única no gênero de super herói, o retrato do Batman visto aqui é humanizante e realista o suficiente para tornar o herói mais acessível para o público, o que torna essa filme numa obra prima do cinema, assim como a apresentação de um dos maiores vilões de todos os tempos.
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